Saiba o que fez a CDU na Assembleia Municipal de Matosinhos e nas freguesias. Avalie o trabalho da CDU - uma força de valores.



1. A CDU não desiste das freguesias.

Na Assembleia Municipal de Matosinhos, como nas ruas, junto das populações, a CDU esteve na frente da luta contra a extinção de freguesias e continuará a bater-se pela sua reposição. Neste mandato a CDU interveio decisivamente na defesa da identidade das freguesias, sobretudo no norte do concelho, onde o respectivo executivo planeava alterar o nome da união de freguesia. Essa intenção foi derrotada. 

2. Sempre junto dos trabalhadores.

Neste mandato, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Matosinhos foram a voz em defesa dos pescadores da sardinha, num período de grande dificuldade para o sector, com prolongadas paragens que criaram muitas dificuldades económicas aos trabalhadores. 
Também na Assembleia Municipal de Matosinhos a CDU foi a voz contra a contratação de trabalhadores em regime de precariedade, defendendo que as necessidades de pessoal estão identificadas e devem ser colmatadas com contratação de trabalhadores com vínculos estáveis e dignos. 

3. Combate ao analfabetismo.

Logo no início deste mandato a CDU identificou e propôs na Assembleia Municipal o combate ao analfabetismo como uma prioridade de acção social em Matosinhos. Calcula-se que cerca de 5 mil pessoas no nosso concelho sofram deste flagelo. No ano passado o projecto de combate ao analfabetismo em Matosinhos viu a luz do dia através da ADEIMA e a sua importância foi reconhecida com uma menção honrosa por parte da Fundação Calouste Gulbenkian. 

4. Ao serviço das populações, também nas freguesias.



Em S. Mamede de Infesta e na Senhora na Hora, onde a CDU exerceu responsabilidades no Executivo da União de Freguesias, com os pelouros da Cultura, Educação, Feiras, Mercados e Cemitérios, as suas responsabilidades foram cumpridas exemplarmente. Procedeu-se à informatização do sistema de cobranças e fiscalização da Feira da Barranha, com significativo acréscimo de receitas para a freguesia. Os cemitérios funcionam dignamente, com organização e limpeza. Na área da Educação é visível a melhoria da ligação da União de Freguesias com a comunidade escolar

5. A CDU foi a única força política que se opôs à saída do eléctrico de Matosinhos. Mais de 400 mil pessoas – sobretudo turistas – utilizam as linhas de eléctrico, por ano. O potencial para a economia do concelho é enorme e é urgente reverter a decisão desastrosa da sua extinção. Por tudo isto não desistiremos da reposição da Linha da Marginal, integrada na rede Andante, servindo utentes e turistas.

Mensagens populares deste blogue

CDU/ Matosinhos publica os principais eixos dos seus programas municipais e de freguesia

7 marcas de um mandato na Câmara Municipal de Matosinhos - veja porque valeu e vale a pena confiar na CDU!