7 marcas de um mandato na Câmara Municipal de Matosinhos - veja porque valeu e vale a pena confiar na CDU!
de Pedro Hispano tem prestado um importante serviço à comunidade!
Esta solução transportou gratuitamente 35 mil pessoas em 2016, sobretudo utentes mais idosos e com dificuldades de saúde. À semelhança do que propôs em 2016, a CDU defende que este serviço de transporte eléctrico se mantenha até à construção de um acesso definitivo, tendo já sido aprovada a sua renovação para 2017.
2. Acesso da A28 ao Hospital Pedro Hispano para ambulatório de emergência está em marcha!
Ao fim de 20 anos, depois de muitos chumbos na Assembleia da República, há luz verde para a construção do acesso de urgência da A28 ao Hospital de Pedro Hispano. Tendo constituído uma reivindicação de muitos anos da CDU, que propôs neste mandato que a Câmara Municipal de Matosinhos, pela gravidade do problema, pudesse assumir perante a tutela a concretização da obra, é com grande satisfação que vemos o processo na sua fase final.
3. Importante apoio ao sector do taxi em Matosinhos!
O sector do taxi atravessa um momento difícil em virtude da crise económica e da concorrência desleal. Neste mandato o vereador da CDU pôs em marcha um protocolo de colaboração da Câmara Municipal com a cooperativa de taxi de Matosinhos para que todo o sistema de comunicações fosse digitalizado e os profissionais pudessem ter melhores condições para o exercício da sua actividade. Num contexto de crise económica, propôs ainda a isenção de taxas de publicidade nas viaturas para que os profissionais do sector e as empresas do concelho pudessem mais facilmente chegar a acordo para o anúncio das suas actividades ou serviços.
4. Mais 942 kms por dia de operação de transportes públicos na rede Andante, em Matosinhos! Um aumento de 117% da oferta desde o início do mandato!
Durante este mandato, importantes alterações aconteceram em Matosinhos em matéria de transportes públicos. As populações de Lavra e Perafita viram os custos com transporte público reduzir significativamente, com a integração no Andante das linhas que servem estas freguesias.
O norte do concelho de Matosinhos passou a ter uma linha que liga directamente ao Metro do Aeroporto. A população da zona da Fonte dos Alhos, em S. Mamede de Infesta, voltou a ter transporte público ao fim de 15 anos. Também ao fim de 15 anos a população de Santa Cruz do Bispo voltou a ter ligação ao Hospital de Pedro Hispano. A linha 505 da STCP foi finalmente estendida para servir os milhares de trabalhadores e clientes do Centro Empresarial da Lionesa.
Mas há muito ainda por fazer. Mesmo com o esforço e os avanços que foram alcançados, há zonas do município que ainda não têm transporte público, há falhas de horários, incumprimentos de serviços e uma evidente falta de qualidade nas viaturas que circulam em Matosinhos. A luta pela melhoria da rede do transporte público e do serviço prestado às populações tem de continuar.
5. Mais 9.5 kms de percursos cicláveis na cidade!
Mais ciclistas na rua, mais segurança na circulação e uma cultura de convivência urbana de modos de transporte. O futuro também passa por aqui.
6. Parques de estacionamento a preços controlados: 1€ por dia!
Junto às zonas de estacionamento pago, que passaram a ter 15 minutos por dia de estacionamento gratuito para apoiar os clientes do pequeno comércio e serviços, reabriram 2 parques em Matosinhos e São Mamede, com o valor máximo de 1€ por dia (2€ por dia no verão, no caso do parque da Marginal).
7. O projecto do caminho pedonal das Carvalhas a Esposade, em Custóias, está a avançar!
A população das Carvalhas perdeu o transporte público rodoviário há cerca de 17 anos. Nem o aparecimento do Metro serviu esta comunidade porque a Estação das Carvalhas nunca chegou a funcionar. Honrando os compromissos assumidos, o vereador da CDU desenvolveu os esforços necessários para que a Metro do Porto e a Câmara assumissem responsabilidade financeira pela obra. O projecto do caminho pedonal já está em andamento.
A população das Carvalhas perdeu o transporte público rodoviário há cerca de 17 anos. Nem o aparecimento do Metro serviu esta comunidade porque a Estação das Carvalhas nunca chegou a funcionar. Honrando os compromissos assumidos, o vereador da CDU desenvolveu os esforços necessários para que a Metro do Porto e a Câmara assumissem responsabilidade financeira pela obra. O projecto do caminho pedonal já está em andamento.